Autor: +Brasil News | valeria@maisbrasil.news
InícioColuna Ponto e VírgulaBolsonaro e PL se ‘apegam’ em um terceiro turno

Bolsonaro e PL se ‘apegam’ em um terceiro turno

Contestação

Quase um mês depois do resultado do segundo turno das eleições, o Partido Liberal decidiu formalizar ação contra cinco modelos de urnas eletrônicas, alegando que os números foram manipulados e, que, na realidade, o vitorioso do pleito teria sido o presidente Jair Bolsonaro. O processo chegou ao TSE com o endosso do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o próprio Bolsonaro.

Anulação

A representação cita o laudo técnico de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal, contratado pelo PL, e garante que todas as urnas dos modelos UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apresentaram falhas. Estes cinco modelos somam um total de 352.125 urnas. Curioso é que a ação cita o segundo turno, quando as mesmas urnas foram utilizadas também no primeiro turno.

***

‘Insensatez’

Assim declarou, em nota, o PSDB, sobre a atitude do PL e do presidente da República em contestar, formalmente, o resultado das urnas em 30 de outubro. “Terá a objeção das nossas instituições, da comunidade internacional e da sociedade brasileira”, reforça a nota assinada por Bruno Araújo, presidente da legenda.

Urna segura

Essa é a primeira vez, desde que as urnas eletrônicas foram instituídas e, desde a redemocratização do país, que o resultado de uma eleição é contestado. Ainda na nota, o PSDB salienta que o momento é de colaborar democraticamente com a transição de governo e que o sistema eleitoral brasileiro prova a sua segurança e confiabilidade.

***

Morosidade

Faltando dez dias para que a Ação Penal 864, que acusa o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) de “rachadinha”, expire no STF, não tem previsão para que o pedido de vista do processo, feito pelos ministros André Mendonça e Dias Toffoli, retorne à pauta. O parlamentar tem cinco votos da corte favoráveis à sua condenação.

***

Processo

Ainda sobre o caso “Augusto Nardes”, o PT apresentou notícia-crime no STF contra o ministro do Tribunal de Contas pedindo seu afastamento e a investigação de pelo menos cinco crimes após áudio vazado dele em que, supostamente, articula para impedir a posse de Lula em 1º de janeiro de 2023.

***

Ala política

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou o nome de quase 100 parlamentares que vão compor grupos técnicos do colegiado no acompanhamento de temas em tramitação no Congresso Nacional que tenham relação com as diferentes áreas da transição do governo. Tem deputado e senador de várias partes do país e de partidos que compõem o conselho político da transição.

Na onda

Entre tantos nomes anunciados chama atenção o do deputado federal Alexandre Frota, que hoje está no Pros-SP. Ele, que se elegeu sob a sombra do bolsonarismo pelo PSL, ex-partido do presidente da República, fez um giro de 180 graus: de aliado a adversário ferrenho de Bolsonaro. Ex-ator global, ele vai compor o GT de Cultura da comissão de transição. As redes sociais nesta terça foram de críticas a questionamentos sobre a relevância de Frota no grupo técnico.

***

Mais nomes

Outro nome também anunciado para o GT de Cultura é o do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), mais conhecido como o namorado da apresentadora e jornalista Fátima Bernardes. A senadora Leila do Vôlei, que disputou o Governo do Distrito Federal na eleição deste ano pelo PDT, vai compor o grupo de Esporte.

***

Derrota amarga

A Seleção da Argentina, que se apresenta como uma das favoritas na Copa do Mundo do Catar, sofreu uma dura derrota em sua estreia, nesta terça, para a Arábia Saudita e isso pode lhe custar o favoritismo. Mas do que a perda da equipe de Messi, a vitória inesperada da seleção árabe deixou aquele país em euforia, a ponto de o rei Salman declarar feriado nacional, amanhã, na Arábia. Te cuida Brasil!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE