InícioMundoPresidente da China alerta para possibilidade de nova 'Guerra Fria'

Presidente da China alerta para possibilidade de nova ‘Guerra Fria’

"A economia global enfrenta uma grande pressão de declínio e crescentes riscos de recessão", disse

O presidente da China, Xi Jinping, advertiu nesta quinta-feira, 17, sobre a possibilidade de uma nova “Guerra Fria” e tentativas de desmantelar redes de fornecimento construídas nas últimas décadas, convocando uma cooperação fortalecida e progresso na conquista da visão criada pela Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), de uma economia aberta na região.

“A economia global enfrenta uma grande pressão de declínio e crescentes riscos de recessão”, afirmou Xi Jinping em observações escritas distribuídas pela conferência.

Os líderes da Apec se encontram formalmente em sessões a portas fechadas na sexta-feira e no sábado. Para alguns, será a terceira oportunidade de conversar pessoalmente nas últimas duas semanas.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, também deve comparecer no lugar do presidente Joe Biden, que irá realizar o casamento de sua neta na Casa Branca.

Líderes de 21 países-membros da Apec apontaram a guerra na Ucrânia, grandes disputas de poder, inflação, crise climática e combate à pandemia como os principais pontos de enfrentamento na costa do Pacífico. As discussões aconteceram durante três reuniões consecutivas em um local fortemente vigiado de Bangcoc, capital tailandesa.

A guerra da Ucrânia, que elevou radicalmente os preços de alimentos e energia, rompeu redes de fornecimento e atrapalhou a recuperação global após a pandemia, é desafio para os esforços de consenso da Apec, já que há discordâncias entre seus membros sobre mencionar ou não o conflito.

“Nuvens sombrias se agigantam se não estivermos preparados”, observou o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr, que também expressou alívio com a volta das reuniões presenciais para “conduzir negócios da maneira que sabemos ser mais eficiente e produtiva”.

Agência Estado.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE