InícioSAÚDEDoenças cardiovasculares matam 46 pessoas por hora

Doenças cardiovasculares matam 46 pessoas por hora

Especialistas reforçam que um estilo de vida saudável e o acompanhamento médico são fundamentais para reduzir esses indicadores

No Brasil, mais de 300 mil pessoas morreram neste ano por doenças cardiovasculares, em especial, por infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Esse número dá uma média de 1100 por dia ou 45 por hora, de acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

A SBC estima que 400 mil brasileiros morram de doenças cardiovasculares até o fim de 2022, quase 60% do que a covid-19 vitimou em dois anos e meio.

O clínico médico Marcos Pontes explica quais são os sintomas que podem causar preocupação. “Os tipos de sintomas que os pacientes podem apresentar são vertigem, tontura, confusão mental, desvio de rima – que é o desvio do cantinho da boca e dificuldade na fala, que são característicos de doenças vasculares do cérebro, o AVC. Outro tipo de quadro seria a cardíaca com o infarto, que pode ser procedido de uma angina – uma dor no peito do lado do coração, essa dor pode irradiar para as costas, ficar na mandíbula e provocar sensação eminente de morte”, pontuou.

A Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) contabilizou mais de 300 mil óbitos por doenças cardiovasculares em 2021, o maior número em relação aos dois anos anteriores.

As mortes por infarto representaram 32% do total; por avc, 33,5%; e por causas cardiovasculares inespecíficas, 34,5%.

Especialistas reforçam que um estilo de vida saudável e o acompanhamento médico são fundamentais para reduzir esses indicadores.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE