InícioPolíticaDestaque na disputa presidencial, Simone Tebet cresce capital político e pode ficar...

Destaque na disputa presidencial, Simone Tebet cresce capital político e pode ficar em 3º lugar no pleito

Candidata do MDB é apontada como a boa surpresa da eleição 2022 na corrida ao Palácio do Planalto

No dia 23 de junho, quando as candidaturas presidenciais ainda eram apenas suposições e ensaios, a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, tentava se viabilizar como candidata a presidente da República pelo seu partido. Naquele momento ela tinha uma árdua tarefa pela frente: ter o apoio interno, se tornar mais conhecida da grande maioria da população e aproveitar a boa mídia que sua participação como membro da CPI da Covid ainda lhe rendia.

Naquele mesmo dia o Datafolha publicava uma pesquisa mostrando como estava o panorama prévio da corrida presidencial. A pré-candidata tinha apenas 1% das intenções de voto, que não convencia os demais emedebistas, principalmente os mais antigos e aliados do ex-presidente Lula, que defendiam abertamente uma aliança entre o MDB e o PT já no primeiro turno.

Mas Simone Tebet foi à luta e começou a costurar o apoio interno com o aval do presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP).

Em julho, quando seu nome foi referendado na convenção do MDB e com o apoio da Federação PSDB-Cidadania, ela já tinha chegado aos 2% de intenção de voto nas pesquisas eleitorais.

Dois dias depois do início da campanha eleitoral nas ruas, em 18 de agosto, a candidata presidencial mantinha os 2% na pesquisa Datafolha divulgada naquele dia. Mas a virada de chave foi sua participação no debate presidencial da Band TV. Naquele noite, Simone Tebet mostrou aos telespectadores que ela não estava brincando na disputa presidencial e que nem era uma candidata de “faz de conta”.

Três dias depois, em nova rodada do Datafolha, Tebet começou a colher os frutos de seu bom desempenho no debate: chegou a 5% em 1º de setembro.

Ascenção

De lá até esta quinta-feira, 29, o Datafolha publicou mais quatro pesquisas eleitorais. Simone Tebet mantém os 5% com uma grande tendência de crescimento e, inclusive, ameaçando o terceiro lugar de seu oponente, Ciro Gomes (PDT), no resultado final das urnas.

Ao contrário dela, o político vem tendo uma desidratação nas intenções de voto e, hoje, tem apenas 6% das intenções conforme várias pesquisas publicadas ao longo desta semana. Enquanto Simone Tebet vem aumentando seu capital político por conta de sua postura, o oposto vem acontecendo com Ciro Gomes. E a causa tem sido sua postura indócil com Lula e um tratamento mais ameno a Jair Bolsonaro percebido nos dois últimos debates televisivos.

‘Vencedora’

Analistas políticos ouvidos pela reportagem são unânimes: Simone Tebet sai vencedora neste pleito. O jurista e analista política Max Telesca chega a arriscar que ela será a “segunda maior vencedora da eleição”.

“Na política não existe somente vitórias eleitorais, existem também vitórias políticas e esse é o caso da Simone Tebet”, acrescentou Telesca. Ele reforça que a candidata é a grande surpresa dessa eleição e, inclusive, tem a possibilidade de ultrapassar o Ciro Gomes que começa a minguar seus votos. “Força nova no cenário nacional. Sabe debater, é inteligente e fala muito bem. É uma força em ascensão em qualquer que seja o resultado”, disse o analista.

Para Valdir Pucci, cientista política, a candidata foi o grande destaque da campanha eleitoral de 2022 e o que lhe garantiu isso foram os desempenhos nos debates eleitorais. Segundo ele, identificada pelos eleitores como a mais preparada a discutir propostas e menos ao combate pessoal. “Em uma população cansada da disputa pesada em campanhas, Tebet tem tudo para se destacar nos próximos 4 anos, independente do vencedor desta eleição”, afiançou o analista.

Procurada pela reportagem do Mais Brasil News para comentar o bom desempenho em sua primeira disputa presidencial, Simone Tebet respondeu por meio de sua assessoria de imprensa que não vai sossegar enquanto existirem pessoas passando fome no Brasil, sem educação de qualidade e vivendo em desigualdade social. “Nós podemos fazer diferente! Com amor e com coragem, vamos mudar o Brasil de verdade!”, afirmou.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE