InícioMundoNo Reino Unido, Truss defende plano fiscal que abalou mercados financeiros

No Reino Unido, Truss defende plano fiscal que abalou mercados financeiros

Nos primeiros comentários públicos desde que seu governo anunciou o plano, na semana passada, Truss disse que o Reino Unido está enfrentando 'tempos econômicos muito, muito difíceis'

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, defendeu nesta quinta-feira, 29, seu polêmico plano fiscal, que envolve amplos cortes de impostos e aumento de gastos, e minimizou a reação negativa dos mercados financeiros, ao dizer que está disposta a tomar “decisões difíceis” para garantir a recuperação da economia britânica.

Nos primeiros comentários públicos desde que seu governo anunciou o plano, na semana passada, Truss disse que o Reino Unido está enfrentando “tempos econômicos muito, muito difíceis”, mas ressaltou que os problemas são de ordem global e foram deflagrados pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A premiê falou após o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) anunciar nesta quarta-feira, 28, uma intervenção no mercado de bônus do governo britânicos – os chamados Gilts -, numa tentativa de estabilizar os ativos financeiros.

Nos últimos dias, a libra atingiu mínima histórica frente ao dólar e o rendimento do Gilt de 10 anos saltou aos maiores níveis desde 2008, em reação ao pacote.À rádio BBC, Truss disse que o governo britânico precisava tomar ações urgentes “para fazer a economia crescer e também lidar com a inflação”, que está no maior nível em cerca de quatro décadas.”

É claro que muitas medidas que anunciamos não irão acontecer da noite para o dia. Não vamos ver o crescimento surgir da noite para o dia”, disse a premiê. “O importante é que estamos colocando este país numa trajetória melhor no longo prazo”, acrescentou.

Com Estadão conteúdo.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE