InícioMundoEstudo aponta que pelo menos 80% da população brasileira enfrentará secas severas...

Estudo aponta que pelo menos 80% da população brasileira enfrentará secas severas e duradouras nos próximos 30 anos

Pesquisa realizada pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra, indica que a alteração climática também vai afetar China, Egito, Etiópia, Gana e Índia

Na última quarta-feira, a revista científica Climate Change publicou um estudo realizado pela Universidade de East Anglia, da Inglaterra. Segundo a pesquisa, de 80 a 100% da população de Brasil, China, Egito, Etiópia e Gana sofrerão os efeitos de fortes e duradouras secas nos próximos 30 anos.

O estudo aponta ainda que quase metade da população da Índia será impactada nessas três décadas. A pesquisa abordou estes seis países por terem tamanhos e níveis de desenvolvimento diversos, além de estarem situados em três continentes diferentes e apresentarem biomas tropicais e temperados, que abrigam pastagens, desertos e florestas.

Segundo Jeff Price, que liderou o estudo e é professor  Biodiversidade e Mudanças Climáticas da Universidade, os processos atuais que decorrem no planeta devem aumentar a temperatura média da Terra em até 3ºC. Ele aponta que, neste cenário, mais da metade das áreas agrícolas de cada um destes países deve enfrentar uma seca severa com duração superior a um ano nas próximas três décadas.

O sociólogo ecologista do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Eugênio Giovenardi, aponta que o cenário apresenta risco para a disponibilidade de água limpa e sugere o que pode reverter esta situação.

“Não penso que venha faltar água suja no Brasil, mas o que vai faltar é água limpa. O esgoto de nossas cidades e os agrotóxicos dos campos de produção de alimentos poluem as águas das nascentes e dos rios. É importante a proteção das árvores – a mais sábia maneira de garantir a água limpa e ar puro. Derrubar florestas e podar árvores nas cidades é criar desertos e no deserto não há água,” avaliou Eugênio.

Segundo o estudo, a área afetada pela mudança climática também deve crescer, além da frequência e da duração das secas. Na projeção, o aumento de temperatura e diminuição da umidade deve acontecer até em regiões da Índia e da China que são permanentemente cobertas por neve e gelo.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE