InícioEconomiaPara Guedes, Selic em 2022 é “freio de mão puxado”

Para Guedes, Selic em 2022 é “freio de mão puxado”

Conforme o ministro, o governo planeja afrouxar a política monetária do país no próximo ano

Durante um evento sobre as perspectivas para a economia brasileira, na Bahia, o ministro da economia, Paulo Guedes, voltou a ressaltar que a taxa básica de juros, Selic, deste ano é “freio de mão puxado”, mas estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país irá crescer até 4%.

Essa declaração sobre a taxa básica de juros, que atualmente está em 13,75%, não é nova. Conforme o ministro, o governo planeja afrouxar a política monetária do país no próximo ano.

Em contraponto à afirmação de Guedes, de acordo com o economista Newton Marques, o ministro da economia não tem poder nenhum sobre a manutenção, redução ou aumento da taxa básica de juros. “O ministro da economia junto com o presidente do Banco Central decidem, por meio do Conselho Monetário Nacional, as metas de inflação e quem executa a política monetária visando atingir essas metas de inflação é o Banco Central. Com a autonomia que foi criada esse ano, fica mais difícil para o ministro dar um palpite sobre o manejo da taxa básica de juros”, disse.

Marques complementa ainda, que Paulo Guedes está muito otimista com o aumento de 4% do PIB. Para ele é uma jogada eleitoral. “Como é ano de eleição, é claro que ele tem que falar que realmente existe essa possibilidade, porque os eleitores estão olhando para os dados de inflação, desemprego e crescimento do PIB”, acrescentou.

O ministro também disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende extinguir o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), caso se reeleja. Para extinguir imposto, o governo cogita que a Amazônia sobreviva de crédito verde, alegando que as regiões amazônicas são uma “Arábia Saudita” em créditos de carbono.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE