InícioDFFestival exibe filmes acessíveis para crianças com deficiência auditiva, visual e intelectual

Festival exibe filmes acessíveis para crianças com deficiência auditiva, visual e intelectual

Sessões de cinema serão realizadas nesta quarta e quinta no Instituto Legislativo Brasileiro, com entrada gratuita

Entre amanhã e quinta-feira, será realizada a primeira edição do Festival de Cinema Acessível Kids no DF. O projeto promove a exibição de filmes com legenda descritiva, audiodescrição e janela de libras, a linguagem brasileira de sinais.

A ideia do festival é proporcionar a vivência do cinema para jovens portadores de deficiência e para as famílias. Em cada sessão, são distribuídas vendas às pessoas que não possuem deficiência visual, para que possam ter um tipo de experiência similar a de quem tem.

O festival foi criado há sete anos no Rio Grande do Sul pelo musicista Sidnei Schames, presidente da entidade Mais Criança. Ele comenta as atividades realizadas: “É oferecido conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do acesso à magia do cinema. Igualmente importante será a presença de familiares, crianças e adolescentes não portadores de deficiência, para que possam vivenciar a mesma realidade, favorecer o exercício da empatia e repartir momentos de lazer e cultura.”

Na quarta-feira, o filme Malévola, de 2014, será exibido em duas sessões, às 9h30 e 14h. A exibição ocorre no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis – que fica na Via N2 – e não é necessário realizar inscrição prévia.

Na quinta-feira, será realizada a oficina “Educação mais inclusiva”, voltada para educadores e com o intuito de estimular a inclusão social e educacional de crianças e adolescentes com deficiência, LGBTs ou soropositivos. A oficina tem como temas principais a serem abordados, pautas como inclusão, diversidade, equidade e comunicação não violenta.

A oficina será realizada das 8h às 16h no Instituto Legislativo Brasileiro e as incrições são realizadas pelo e-mail contato@maiscrianca.org.br. Educadores de escolas públicas têm prioridade na inscrição.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE