InícioDFDF registra recorde na produção de mel

DF registra recorde na produção de mel

A produção de mel gerou 521 mil reais para a capital

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a capital federal produziu 22 toneladas de mel no ano passado, o equivalente a um aumento de 2,2% em comparação ao ano anterior. A produção de mel gerou 521 mil reais mesmo não estando entre os 5 estados que mais produzem mel no país, esse número representa um recorde na produção do alimento nos últimos 6 anos.

Ainda segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, a Emater-DF, no ano passado a capital federal tinha 2 mil e 35 colmeias e 95 apicultores. No Distrito Federal, cada apicultor é responsável por distribuir o próprio mel, levando para feirinhas ou distribuindo para o mercado de empórios, o Charlon Portugal trabalha com apicultura há 19 anos no DF e afirma que esse é um diferencial dos apicultores do DF em relação às outras unidades da federação.

“É o que a gente chama de Palácio do Mel. É uma um local de extração do mel que a gente tem tudo padronizado, né? Certificado pelo DPOVA que é o órgão da Secretaria de Agricultura aqui do Distrito Federal, que regulariza o Mel. Onde o apicultor pode levar sua produção, seus favos de mel pra lá e fazer toda a produção financiamento do mel lá e sair com o mel com todas as suas características, né? Então isso é muito legal porque normalmente nos outros estados do Brasil um apicultor ele produz o mel e repassa, vende esse mel pra uma cooperativa. A cooperativa normalmente vai homogenizar e pasteurizar o mel de todos os apicultores que ela comprou da região, de onde taxa cooperativa e vender, né, o mel pra distribuição, né, no mercado nacional ou na própria região da cooperativa.”

Ele ainda acredita que o aumento na produção de mel é resultado de um aumento de treinamento nos apicultores do DF.

O vice-presidente da associação de apicultores, Carlos Alberto Bastos, compartilha da mesma opinião sobre o aumento da produção do alimento no Distrito Federal // Ele ainda ressalta os benefícios do mel para a saúde do consumidor.

“O mel é um adoçante natural. Ele fortalece o sistema nervoso, é um antioxidante, tem ação antibacteriana e antisséptica. Diminui os radicais livres. Relaxa e melhora o sono. Esses são dos benefícios do mel.”, disse o vice-presidente.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE