InícioDFDF tem maior percentual de residências com uso de internet no Brasil,...

DF tem maior percentual de residências com uso de internet no Brasil, diz IBGE

Segundo levantamento, 97,7% dos domicílios de Brasília têm acesso à rede. Forma mais usada para conexão é o celular

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada na sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Distrito Federal tem o maior percentual de residências com uso de internet no Brasil. Segundo o levantamento, a rede foi usada em 97,7% das casas em 2021.

Com 94,2%, São Paulo aparece em segundo lugar no ranking. Em seguida, estão Santa Catarina (92,9%), Amapá (92,9%) e Goiás (92,5%).

De acordo com o levantamento, a forma que os brasilienses mais usam para acessar a internet é o celular. Em segundo lugar, está o computador ou tablet, seguido pela televisão.

A pesquisa mostra ainda que, entre 2016 e 2021, houve redução do uso de computadores e tablets para acessar a internet – uma queda de 7,6 pontos percentuais. Por outro lado, o número de pessoas que acessa a rede pela televisão cresceu 38,6 pontos percentuais em Brasília.

O uso do telefone se manteve estável. Segundo a pesquisa, 2021 foi o primeiro ano em que a televisão superou o uso de computadores para acessar a internet (veja tabela acima).

A pesquisa não foi realizada em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a comparação foi feita com 2021.

Finalidade

A pesquisa revela ainda que receber mensagens de texto, voz ou imagens foi a principal finalidade do acesso à internet no Distrito Federal em 2021. Ao todo, 97,5% das pessoas com 10 anos ou mais afirmaram que usam a tecnologia para essa finalidade.

Em segundo lugar, estão as pessoas que usam a internet para conversar por chamada de voz ou vídeo. Segundo a pesquisa, 96,7% dos usuários afirmaram que usam a rede para essa finalidade.

Outro ponto que o levantamento do IBGE mostra é que a internet é mais usada entre os estudantes. Em 2021, 98% de pessoas que estudavam disseram usar a tecnologia.

Entretanto, o percentual de pessoas não estudantes que usa internet também é considerado elevado pela pesquisa: 94,9%. Além disso, o grupo etário entre 20 e 24 anos é o maior com acesso à internet no DF.

Com G1.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE