InícioSaúde e Bem EstarVacina 100% nacional contra a Covid-19 deve começar a ser testada em...

Vacina 100% nacional contra a Covid-19 deve começar a ser testada em 2023

Imunizante começou a ser desenvolvido ainda em 2020

A equipe do Centro de Pesquisa e Produção de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estão reunindo os últimos documentos para que uma vacina desenvolvida 100% nacional tenha os testes humano iniciados no ano que vem. Caso a provada, a vacina seria utilizada para imunizar os brasileiros no futuro sem ter necessidade total de imunizantes de laboratórios estrangeiros.

A vacina é chamada de SpiN-TEC, e começou a ser desenvolvida em 2020, quando as variantes ainda não eram preocupação. Desde lá, o Brasil sofreu com com ondas de casos provocadas pelas novas versões do SARS-CoV-2, cada vez mais transmissíveis pelas mutações associadas à proteína Spike (ou proteína “S” como é melhor conhecida), principal arma do vírus para invadir as células humanas. Mas com o tempo a alta cobertura vacinal fez com que a pandemia arrefecesse.

A proteína S é o alvo tradicional das vacinas por dois pontos importantes: ela desperta reação imunológica e é a ferramenta de invasão das células humanas. Apesar disso, ela acumula uma grande quantidade de mutações, dificultando o trabalho dos anticorpos. Por isso, a atualização das vacinas aposta na combinação de uma nova proteína S com a proteína S ancestral na formulação das vacinas.

Oito em cada dez brasileiros já tomaram duas doses ou a dose única das vacinas contra a covid-19 e pouco mais da metade dos brasileiros já recebeu ao menos a primeira dose de reforço. Com tantas pessoas imunizadas, a mortalidade pela doença segue em queda, mas pesquisadores continuam a trabalhar para não perder a corrida contra a evolução genética do coronavírus e continuar a reforçar a imunidade da população no futuro.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE