InícioBrasilManifesto pela democracia já tem mais de 700 mil assinaturas

Manifesto pela democracia já tem mais de 700 mil assinaturas

Thiago Pinheiro Lima, um dos idealizadores do movimento, explica como a aderência da população à carta ressalta o desejo de defesa da democracia

O manifesto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em defesa do estado democrático de direito já ultrapassou mais de 700 mil assinaturas. Esse é o segundo manifesto a favor da democracia, que reforça o compromisso “com a soberania do povo brasileiro expressa pelo voto” e a independência entre os poderes.

Apelidado de “carta dos empresários”, o documento é uma resposta das entidades às crescentes investidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral e ao Estado Democrático de Direito.

Ao menos 12 ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários banqueiros, artistas, ex-jogadores de futebol e integrantes da sociedade civil estão entre os signatários. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) se posicionou em apoio do manifesto.

Thiago Pinheiro Lima, procurador do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Conta, e um dos idealizadores do manifesto, explicou em entrevista ao programa 45 Minutos da rádio Mais Brasil News, como a aderência da população a carta ressalta o desejo de defesa da democracia

“Na idealização da carta esperávamos umas 10 mil assinaturas. A aderência da população é um ato lindo que ressalta o desejo de todos para que nosso maior direito continue forte”, defende.

O presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado grande incômodo com os manifestos. Não apenas pelo tamanho da adesão a eles. Mas pelo fato de que boa parte da elite empresarial e financeira que esteve com ele em 2018 estar agora aderindo.

Bolsonaro chamou o manifesto de “cara de pau” e de “sem caráter” quem assinou uma carta.

Sobre as falas do presidente Bolsonaro, Thiago ressalta que “não é um ataque a ninguém, mas, sim, uma defesa ao valor fundamental do país”.

Veja a entrevista completa:

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE