Um homem foi internado nesta quinta-feira, 21, em um hospital na Zona Sul de São Paulo, com ferimentos no nariz após ter tentado realizar uma rinoplastia caseira. O paciente relata que seguiu orientações de vídeos na internet e utilizou álcool 70% para higienizar a região durante o procedimento.
Ele relatou aos médicos que durante a “cirurgia caseira” utilizou anestésico veterinário e fechou o ferimento com sutura com “fio absorvível e super-bonder” e para “não abrir os pontos” preferiu não limpar o sangue.
De acordo com o dr. Edson Freitas, graduado em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo e especialista em nariz, a rinoplastia é um procedimento que só deve ser feito por profissionais capacitados e dentro do centro cirúrgico.
“O nariz está no centro do rosto e é nosso cartão de visita. A rinoplastia é uma cirurgia extremamente delicada, são milímetros que a gente altera na cartilagem e no osso para modificar a forma ou design do nariz”, explica.
Freitas garante que o procedimento atualmente é tecnológico e não causa tantos danos no rosto. “A rinoplastia ultrassônica ela utiliza um aparelho de ultrassom que vai substituir o tradicional martelo. Sempre lembramos de alguém que operou o nariz e ficou com o olho roxo e envolta muito inchado e esse procedimento evita um trauma maior nessa região do nariz”.
O profissional também alerta para o perigo de realizar esse tipo de procedimento em casa. “O principal risco é o de uma infecção. Vimos que o nariz estava deformado, manipulado e com muito sangue e então o maior risco é de infecção e deformidade daquele nariz. Em muitos casos, em que existe perda de pele e necrose fica muito difícil fazer a correção e acaba se tornando uma sequela permanente”, alerta.
Confira essa e outras entrevistas no programa 1 Hora News, pelo YouTube ou Facebook da rádio Mais Brasil News.