InícioPolíticaSete partidos realizam convenções neste fim de semana; maioria apoia Ibaneis Rocha

Sete partidos realizam convenções neste fim de semana; maioria apoia Ibaneis Rocha

Candidaturas indefinidas como as de Reguffe, Leila Barros e Izalci Lucas só vão ser conhecidas nos dias finais do prazo das convenções, 5 de agosto

Este fim de semana vai ser intenso com a realização das convenções partidárias para escolher os candidatos ao Governo do Distrito Federal, ao Senado e chapas de deputados federais e distritais.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições de 2022. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

No entanto, pelo menos sete legendas realizarão convenções no domingo, dia 31 de julho. Neste dia, o MDB oficializa a candidatura à reeleição do governador Ibaneis Rocha. O evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães das 9h às 12h.

O PP, PL, Patriota e Agir também fazem convenções conjuntas, no dia 31, para confirmar o apoio à Ibaneis. A chapa a ser homologa conta com as deputadas federais Celina Leão (PP), como vice, e Flavia Arruda (PL), ao Senado.

Também no dia 31, o PSB referenda o nome de Rafael Parente ao GDF. O cargo de vice deverá ser preenchido por uma mulher, mas o nome ainda não foi definido. O partido pode não lançar candidato ao Senado. A convenção dos socialistas será no auditório da Câmara Legislativa (CLDF) das 9h às 13h.  

O Democracia Cristã (DC) também planeja vir com chapa puro-sangue, confirmando os nomes de Lucas Salles ao governo e Suelene Balduíno como vice. Ainda não há definição sobre postulante ao Senado, mas, de acordo com a legenda, a decisão deve ser anunciada no próximo dia 31.

Definições de última hora

Por outro lado, as indefinições e incertezas, em pelo menos três candidaturas do GDF, somente serão resolvidas no final do prazo previsto pela lei eleitoral.

O União Brasil, do senador Reguffe – segundo colocado nas pesquisas eleitorais – vai se reunir no dia 4 de agosto, próxima quinta-feira, para oficializar a candidatura ao GDF. Ainda é uma incógnita quem deverá ser o vice e o candidato ao Senado na chapa.

O PDT, que tem a senadora Leila Barros como pré-candidata ao GDF havia marcado a convenção para este domingo, mas mudou para 4 de agosto, próxima quinta-feira. Será na sede nacional do partido às 19h30.

Até agora, a chapa da “Leila do Vôlei” tem o ex-presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como vice. A legenda deve lançar alguém do próprio partido para o Senado. A convenção do PSC está agenda também para 4 de agosto.

E marcada para o último dia, 5 de agosto, próxima sexta-feira, a convenção da federação PSDB-Cidadania, que tem como pré-candidato o senador Izalci Lucas. A reunião partidária será virtual a partir das 10h.

Há expectativa ainda de o Republicanos-DF fazer sua convenção no dia 5. O indicativo é que o partido referende o nome da ex-ministra Damares Alves para deputada federal.

Paulo Octávio define rumos

Ainda nesse dia, o PSD e Podemos fazem suas convenções. O primeiro tem o empresário Paulo Octávio com pré-candidato ao GDF, mas ainda precisa definir as alianças políticas para outubro. Já o Podemos espera a homologação da candidatura de Reguffe ao GDF para confirmar apoio ao mesmo.

O PSTU, que tem Robson da Silva, e o PRTB, com a pré-candidatura de Winston Lima, não informaram a data da convenção.

Dos 11 candidatos ao Governo do Distrito Federal, dois nomes já foram confirmados por convenções partidárias: Leandro Grass, da Fe Brasil (PT-PCdoB-PV) e Keka Bagno (Psol-Rede). As duas convenções foram realizadas no dia 24 de julho.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE