InícioMundoSecretário-geral da OCDE sugere investimento em Educação para adesão do Brasil ao...

Secretário-geral da OCDE sugere investimento em Educação para adesão do Brasil ao grupo

No mesmo evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou que há um longo caminho até a entrada do país na organização internacional

Nesta terça-feira, teve início uma série de reuniões entre países latino-americanos e a OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

A chamada “Semana Brasil-OCDE” é realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e será realizada até sexta-feira, 24. No fórum serão realizados eventos sobre educação, produtividade e políticas econômicas no Brasil e no resto da América Latina.

No evento de abertura, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, afirmou que, para o país se juntar ao grupo, é importante preservar o orçamento da Educação. A afirmação foi feita um mês depois de o Ministério da Economia anunciar um corte de R$3,2 bilhões – 14,5% – no orçamento da pasta.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, mencionou a preocupação da OCDE com a questão da sustentabilidade, mas não mencionou que os indicadores de desmatamento no Brasil pioraram na gestão Bolsonaro. “Somos parte decisiva da preservação ambiental. O mundo tem nos tratado como se fôssemos um problema”, disse ele durante a abertura do evento Semana Brasil-OCDE. “A OCDE olha para o Brasil como parte da solução da sustentabilidade. Temos a matriz energética mais limpa do mundo,” disse o ministro.

Guedes admitiu que ainda há muitas etapas a serem vencidas até a adesão do Brasil na organização internacional. “”O processo de acessão à OCDE é longo e pode ter algum tempo pela frente. O Brasil está atrasado, nos interessa receber influência favorável da OCDE. E é importante para a OCDE que Brasil entre, é a maior potência verde do planeta,” afirmou Guedes.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, afirmou que o governo brasileiro trabalha para que o processo seja concluído o mais rápido possível. “Estamos trabalhando para processo de acessão à OCDE no menor prazo possível. A aproximação com OCDE traz benefícios e maior inserção internacional para o Brasil,” disse França.

O Itamaraty informou que, ao longo da Semana Brasil-OCDE, será lançado um projeto financiado pela União Europeia para dar auxílio ao Brasil na recuperação da crise econômica, com medidas voltadas ao chamado “crescimento verde”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE