Nesta terça-feira (21), teve início a quarta audiência pública no Congresso dos Estados Unidos sobre as invasões ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores do então presidente Donald Trump tentaram impedir a realização do procedimento que consumaria Joe Biden como o próximo mandatário do país.
Na última audiência, há duas semanas, a comissão da Câmara dos Deputados dos EUA que investiga o caso concluiu que a invasão foi uma tentativa de golpe liderada por Donald Trump. No entendimento do grupo, Trump orquestrou e tentou executar uma “conspiração de várias etapas com o objetivo de derrubar o governo”.
A audiência desta terça-feira abordou questões anteriores ao dia 6 de janeiro. A comissão trouxe documentos que associam Trump a uma tentativa fracassada de enviar eleitores falsos a um colégio eleitoral para reverter o resultado da eleição presidencial, em 2020.
Autoridades foram ao Congresso e deram depoimentos de como foram ameaçados para fraudar os resultados do pleito. O representante dos parlamentares do Arizona, Rusty Bowers, disse que foi abordado por Trump e membros de sua equipe para alterar o resultado na disputa dentro do estado. “Não quis ser usado como um peão,” declarou.