InícioBrasilTaxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais que...

Taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais que dobrou em 2021

O estudo foi divulgado pelo Inep e faz parte da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2021

A taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais que dobrou em 2021. O percentual de estudantes que abandonaram a escola passou de 2,3%, em 2020, para 5%, no ano passado. O estudo foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2021.

Já no ensino fundamental, a taxa de abandono ficou em 1% em 2020 e teve um ligeiro aumento no ano passado ficando em 1,2%. A rede privada de ensino, por sua vez, não teve aumento da taxa de abandono durante o período analisado.

A região do país que mais sofreu com o abandono dos alunos foi a região Norte, tendo o índice duas vezes maior que a média nacional, alcançando a taxa de 10,1%, enquanto o país ficou em 5%. No quesito ensino fundamental, a região também ficou acima da média, fechando em 2,5%.

Fatores

Vilmara do Carmo, professora da rede pública do Distrito Federal, cita dois fatores que contribuíram para o aumento do abandono escolar no ensino médio: a falta de incentivo. 

“Tudo ficou a cargo do estudante e da família do estudante conseguir mantê-lo no ensino remoto. O aluno tinha que ter celular, um computador, se não tivesse um desses dividia com a irmã, com a mãe que saia para trabalhar e ele ficava sem ter o acesso à educação remota que era o que conectava com os outros alunos e com os professores”, explica.

O segundo motivo está no aumento do empobrecimento das famílias, que mudou a realidade desses alunos, obrigando a entrada precoce no mercado de trabalho. “O empobrecimento das famílias trouxe então a necessidade de que esse adolescente saísse da escola, já que não consegue se conectar, a escola deixa de ser atrativa e com isso decide trabalhar.”

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE