InícioBrasilEnem 2022: prazo de inscrições do exame termina neste sábado

Enem 2022: prazo de inscrições do exame termina neste sábado

Interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 termina neste sábado, 21, às 23h59 (horário de Brasília). Interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. 

As provas nas versões impressa e digital serão aplicadas em todos os estados brasileiros nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Os candidatos que não obtiveram a isenção da taxa de inscrição devem fazer o pagamento de R$85 até 27 de maio. Pela primeira vez, o Inep permitiu o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto. Não será possível alterar a forma de pagamento após a escolha.

Os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.

Nome social

O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmar a opção na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para os candidatos que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, o Inep orienta que seja feita a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Para esse procedimento, será necessário apresentar uma lista de documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Documentos em mãos

Para realização da prova, os candidatos devem ter em mãos algum documento original de identificação com foto. Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais para identificação dos participantes nos dias das provas.

Entre as formas de identificação digital serão aceitos o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas (prints) não serão aceitas.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes que terminaram a educação básica e outros candidatos. 

Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para instituições públicas e privadas de educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições em Portugal, que possuem convênio com o Inep.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE