InícioEntretenimentoCelebridadesVangelis, compositor da trilha de 'Carruagens de Fogo', morre aos 79 anos

Vangelis, compositor da trilha de ‘Carruagens de Fogo’, morre aos 79 anos

O compositor grego tinha 79 anos e, segundo seu advogado, morreu em decorrência do coronavírus

Vangelis, o compositor grego que escreveu a inesquecível trilha sonora vencedora do Oscar para ‘Carruagens de Fogo’ e músicas para dezenas de outros filmes, documentários e séries de televisão, morreu aos 79 anos, informou o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis nesta quinta-feira, 19.

A mídia grega informou que Vangelis, cujo nome verdadeiro era Evangelos Odysseas Papathanassiou, morreu em um hospital francês na noite de terça-feira. “Vangelis Papathanassiou não está mais conosco”, tuitou Mitsotakis, chamando-o de “pioneiro do som eletrônico”, e afirmando que é uma “triste notícia para o mundo inteiro”.

Nascido em 29 de março de 1943 perto da cidade de Volos, na Grécia central, Vangelis começou a tocar piano aos 4 anos, embora não tenha recebido treinamento formal alegando que nunca aprendeu a ler notas. Aos 20 anos, Vangelis e três amigos formaram a banda Forminx em Atenas, que fez muito sucesso na Grécia.

Depois que se desfez, ele escreveu partituras para vários filmes gregos e mais tarde foi membro fundador do Aphrodite’s Child, juntamente com outro músico grego internacionalmente famoso, Demis Roussos. Com sede em Paris, o grupo de rock progressivo produziu vários sucessos europeus, e seu álbum final “666”, lançado em 1972, continua sendo muito aclamado.

Aphrodite’s Child também se separou e Vangelis seguiu projetos solo. Em 1974, mudou-se para Londres, construiu seu próprio estúdio e colaborou com o vocalista do Yes, Jon Anderson, com quem gravou como Jon e Vangelis e teve vários sucessos importantes.

Sua grande chance veio com a trilha sonora de “Carruagens de Fogo”, que contou a história real de dois corredores britânicos competindo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 em Paris. Vangelis ganhou um dos quatro prêmios da Academia que o filme recebeu, incluindo melhor filme. Mais tarde, Vangelis escreveu músicas para “Blade Runner”de Ridley Scott e “1492: Conquista do Paraíso”, “Missing”, “Antarctica”, entre outros.

Vangelis recebeu muitos prêmios na Grécia, França e Estados Unidos. Pouco se sabia de sua vida pessoal, exceto que ele era um ávido pintor.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE