InícioMundoMulher compra busto romano em brechó e descobre que era peça romana...

Mulher compra busto romano em brechó e descobre que era peça romana perdida de dois mil anos

A colecionadora de arte percebeu o desgaste da peça e descobriu que se passava de uma peça de valor inestimável

A colecionadora de arte Laura Young, do Texas (EUA), teve uma surpresa após comprar uma peça decorativa para sua casa. Em 2018, a norte-americana adquiriu um busto em um brechó pelo valor de 35 dólares — o equivalente a R$ 180 na cotação atual — e levou o objeto embora preso ao cinto de segurança do carro. As informações são do site Good News Network.

Ao chegar em casa, Laura percebeu que a peça parecia muito antiga e gasta e resolveu entrar em contato com especialistas em história da arte da Universidade do Texas, em Austin, e com duas casas de leilões. A resposta demorou alguns anos, mas os estudiosos chegaram à conclusão de que se tratava de um busto romano perdido, esculpido há mais de dois mil anos.

Laura comprou o busto e o levou para casa preso no cinto de segurança de seu carro. Foto: Reprodução/ Instagram

A peça foi moldada entre o final do século 1 a.C. e o início do século 1 d.C. e, no século 19, pertencia à coleção do rei Ludwig I da Bavária. A escultura de mármore estava catalogada no museu Pompejanum, na cidade de Aschaffenburg, na Alemanha, e uma das hipóteses é que foi parar no Texas quando a cidade foi bombardeada e saqueada por soldados durante a 2ª Guerra Mundial.

Os especialistas não têm certeza de quem o busto retrata, mas uma das possibilidades é de que seja um dos filhos do general romano Pompeu Magno.

Após três anos e meio convivendo com o artefato em sua sala de estar, Laura fez um acordo para devolver a peça aos alemães. Hoje, o busto está exposto no Museu de Arte de San Antonio, cidade próxima a Austin, e deve retornar para a Alemanha em 2023.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE