InícioEconomiaAGU vai ao STF contra política de ICMS sobre o diesel

AGU vai ao STF contra política de ICMS sobre o diesel

A ação questiona as adaptações a alíquota feitas por cada estado, o que fere a monofasia determinada pela lei

A Advocacia-Geral da União, a pedido do governo federal, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que definiu as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o preço do diesel. O pedido foi protocolado pelo advogado-Geral da União, Bruno Leal Bianco.

Em março deste ano, foi aprovado pelo Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 11, que prevê um valor fixo do tributo em reais, por litro. Em 25 de março, o Confaz permitiu que o valor único para o imposto sobre o combustível seria de R$ 1,006.

A AGU então alegou que o convênio do Confaz adota o “fator de equalização” de carga tributária para cada Estado e o Distrito Federal citados pelo Comitê. “Ao estabelecer um ‘fator de equalização de carga tributária’, em verdade, cria a possibilidade de diferenciação das respectivas alíquotas entre Estados e o Distrito Federal”, justifica a AGU.

O órgão também destacou que a monofasia e o princípio da uniformidade devem ser observados por todos os entes federativos, conforme o plano infraconstitucional pela Lei Complementar n° 192/2022.

“A forte assimetria das alíquotas de ICMS enseja problemas que vão muito além da integridade do federalismo fiscal brasileiro, onerando sobretudo o consumidor final, que acaba penalizado com o alto custo gerado por alíquotas excessivas para combustíveis – que são insumos essenciais, e, por isso, deveriam ser tratados com modicidade – e com a dificuldade no entendimento da composição do preço final desses produtos”, alega.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE