InícioEconomiaCom Cade, governo prevê redução no preço dos combustíveis

Com Cade, governo prevê redução no preço dos combustíveis

Estratégia seria usar parecer sobre concorrência para mudar critérios adotados pela Petrobras, com redução de 15% nos preços

Com a troca de gestão do Ministério de Minas e Energia, o governo federal estuda a possibilidade de utilizar o parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para alterar o critério de paridade de preços dos combustíveis.

Em janeiro, o Cade abriu uma investigação entender os recentes aumentos no preço da gasolina e do diesel, praticados pela Petrobras, tanto no processo de venda nas refinarias quanto na cadeia de combustíveis. O resultado pode abrir caminho para a mudança no critério de paridade de preço.

Com o parecer, que ainda não foi divulgado, o governo Bolsonaro pode alinhar os preços com os custos de exportação e não mais com os de importação. Segundo técnicos na área, a mudança tem potencial para reduzir em até 15% o preço de combustíveis para o consumidor.

Hoje, a Petrobras adota como referência uma paridade com preços internacionais, o que aumentou o preço médio do diesel para 111% e da gasolina em 67%.

O parecer da investigação pode levar até 180 dias para ser concluído, com possibilidade de aumento no prazo. Atualmente, o processo está em 150 dias e se for concluído que houve abuso da Petrobras, o governo poderá lançar a solução já no próximo mês, em tempo de elevar a popularidade do presidente e pré-candidato, Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE