InícioPolítica'Pastor me pediu 1kg de ouro para liberar recurso de creche', revela...

‘Pastor me pediu 1kg de ouro para liberar recurso de creche’, revela prefeito do Maranhão

Gestores municipais confirmaram no Senado pedidos de propina para conseguir verbas no MEC

A Comissão de Educação do Senado ouviu nesta terça-feira,5, prefeitos que foram abordados por pastores ao tentarem verbas no Ministério da Educação, durante a gestão de Milton Ribeiro.

Calvet Filho, prefeito de Rosário no Maranhão, contou aos senadores que depois de audiência no MEC para encaminhar pedido de recursos para uma creche municipal foi almoçar com outros prefeitos e pastores, entre eles, Gilmar Santos e Arilton Moura, acusados de cobrar propina para agilizar propostas na pasta.

Segundo Calvet, o pastor lhe pediu R$ 15 mil para protocolar o pedido da creche e como sua cidade tem área de mineração “um segundo pedido foi feito: “1kg de ouro para liberar os recursos”.

Além dele, o prefeito de Luís Domingues, também no Maranhão, confirmou que o pastor Arilton Moura pediu propina para atender demandas na área de educação.
“Apresentei as demandas e ele colocou a proposta”, disse o prefeito Gilberto Braga.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) explicou como funcionava o esquema no Ministério da Educação “capta os prefeitos de municípios menores; faz um evento grande no MEC com a presença do ministro; atendimento individualizado, com orientação para protocolar ofício, verificar a situação do município (tudo fachada)”, depois em almoço com os pastores vem a corrupção com o pedido de propina, concluiu.

O presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apontou inconsistências, como discrepâncias de valores, nos depoimentos dos prefeitos que receberam recursos. Os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Zenaide Maia (Pros-RN) também expressaram dúvidas em relação à lisura do processo de encaminhamento da liberação de recursos.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE