InícioMundoCongresso peruano rejeita novamente pedido de impeachment contra Pedro Castillo

Congresso peruano rejeita novamente pedido de impeachment contra Pedro Castillo

A oposição o acusa de corrupção e "incapacidade moral" para governar

O congresso do Peru votou na noite de segunda-feira (28) sobre o possível impeachment do presidente peruano, Pedro Castillo. Este é o segundo pedido de impeachment contra o mandatário, que está a apenas oito meses no cargo; o primeiro pedido foi em dezembro de 2021. A oposição o acusa de corrupção, nomeação de figuras polemicas para altos cargos públicos e “incapacidade moral” para governar. Castillo nega as acusações.

Para tirar Castillo, eram necessários dois terços dos votos do parlamento, ou seja, 87 votos das 130 cadeiras. A sessão durou mais de 10 horas e terminou com 55 votos a favor, 54 contra e 19 abstenções. Mesmo com o pedido negado, os opositores ao atual governo disseram que a situação pode servir como um aviso para o Executivo local.

Apesar da decisão evitar uma nova crise política a curso prazo, o governo de Castillo tem se mostrado conturbado, com diversas trocas de ministros de seus cargos em menos de um ano. Além disso, o país apresenta uma crise econômica em decorrência da Guerra na Ucrânia, mesmo sendo o 2º maior exportador de cobre do mundo. O chefe do Executivo peruano apresenta uma queda em sua aprovação e chegou a 25%, segundo o Instituto de Estudios Peruanos (IEP).

O Peru enfrenta uma crise política há alguns anos. Desde 2017, o país já teve seis pedido de impeachment contra a presidência e o país já teve cinco representatnes na cadeira da presidência desde 2016. Com este novo pedido, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos demonstra preocupação com o andamento político do país.

Assim como outros países da América do Sul, o Peru se encontra altamente polarizado. A última eleição do presidencial entre Pedro Castillo (Peru Livre), representando a esquerda, e Keiko Fujimori (Força Popular), representante da direita, foi encerrada com uma diferença mínima de votos.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE