InícioFabíola ConscienteMulheres no esporte estão ganhando força e abrindo espaço

Mulheres no esporte estão ganhando força e abrindo espaço

Em busca da igualdade de gêneros

Olá amigos conscientes!

Nesta semana comemoramos o Dia Internacional da Mulher e eu poderia falar muita coisa sobre o universo feminino, mas escolhi um tema que me representa bastante: mulheres no esporte.

Participei no início da semana de um evento para atletas mulheres na embaixada da França onde trouxeram para a mesa de debates assuntos referentes às desigualdades de gêneros dentro no mundo esportivo. E como bem colocaram, precisamos mudar isso o quanto antes, sem mais prorrogações!

Diferenças de salários e premiações, eventos sem a participação do gênero feminino (como o Tour de France de Ciclismo, que ficou anos sem ter participação do naipe feminino e volta agora em 2022), poucos cargos assumidos por mulheres como treinadoras ou comissão, cargos importantes nas instituições, etc, têm que mudar!

Claro, se compararmos há alguns anos atrás temos bastante avanço, mas ainda temos muito a evoluir.

Uma boa notícia é a aprovação na Câmara dos Deputados, em pleno Dia Internacional da Mulher de um projeto que condiciona repasse público a evento esportivo à igualdade de prêmio para homens e mulheres. Muito legal! Estamos construindo um caminho.

Dentro do meu esporte já vivenciei discriminação de gênero em uma temporada, onde o ranking feminino foi diminuído em relação ao masculino com a bizarra justificativa de que mulheres não têm o mesmo nível técnico que homens. Isso é obvio, e por que teríamos que ter?

Não demorou muito para perceberem o absurdo que estavam cometendo e logo tudo voltou ao normal. Graças ao bom senso!

Na maior parte dos esportes ainda existem muitas diferenças e precisamos nos mover para que cada vez mais mulheres ocupem cargos importantes e lutem para que os direitos iguais sejam defendidos.

Notícias como “Campeonato Brasileiro de Seleções tem comissão 100% feminina” nos enche de orgulhos e nos dá esperança de que estamos abrindo espaço. Aos poucos vamos ganhando força e mais um passo importante se dá em busca da igualdade entre homens e mulheres dentro do esporte.

Como dizem por aí, todo dia é o dia da mulher e deixo aqui o meu salve para todas – atletas ou não – que matam leões diários, correm atrás e fazem acontecer. Somos força, poder, resistência e exemplo.

Avante!

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE