InícioGastronomiaPrato russo, estrogonofe é 'banido' de tradicional restaurante de São Paulo

Prato russo, estrogonofe é ‘banido’ de tradicional restaurante de São Paulo

Chef Janaína Rueda tomou a decisão em solidariedade ao povo ucraniano, vítima dos ataques do governo de Vladimir Putin

O estrogonofe, prato que nasceu na Rússia, também não vai passar incólume à guerra protagonizada por aquele país contra a Ucrânia. É que a iguaria é famosa no Bar da Onça, estabelecimento tradicional que fica no Centro de São Paulo, mas vai ser retirada do cardápio em solidariedade ao povo ucraniano e à história da Rússia, onde milhares de cidadãos discordam da postura adotada pelo presidente do país.

“Povos russos estão sofrendo e envergonhados com a situação. É uma forma de falarmos que eles não estão sozinhos, já que eles nao podem falar porque vivem em uma ditadura. Cabe a nós protegê-los também”, conta Janaína Rueda, chef do restaurante.

Assim como o estrogonofe, outras diversas sanções e protestos contra a Rússia estão sendo adotadas como pressão econômica para o fim dos ataques. Grandes empresas e multinacionais estão retirando suas operações do país governado por Vladimir Putin.

Reação

A ideia surgiu assim que a Rússia invadiu o território ucraniano. Janaína, que faz um trabalho educacional em escolas públicas através de pratos de diferentes nacionalidades, utilizava o estrogonofe como peça-chave para abordar a Segunda Guerra Mundial. “Isso é um protesto. É sobre a cozinha ser ferramenta de educação política”, defende.

“Temos o intuito de alertar os povos que uma nação não é representada por um homem megalomaníaco, ela é representada por sua história cultural”, reflete a chef.

A receita do estrogonofe nasceu na Rússia dos czares, no século 19, e no início era um prato sofisticado. De lá para cá, foram várias versões — e diferentes histórias de qual seria a receita original. A mais provável é que teria sido a criação de um cozinheiro francês chamado Charles Briere, que trabalhava para uma família nobre de São Petersburgo, os Stroganoff. Daí o nome do prato. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE