InícioGastronomiaPrato russo, estrogonofe é 'banido' de tradicional restaurante de São Paulo

Prato russo, estrogonofe é ‘banido’ de tradicional restaurante de São Paulo

Chef Janaína Rueda tomou a decisão em solidariedade ao povo ucraniano, vítima dos ataques do governo de Vladimir Putin

O estrogonofe, prato que nasceu na Rússia, também não vai passar incólume à guerra protagonizada por aquele país contra a Ucrânia. É que a iguaria é famosa no Bar da Onça, estabelecimento tradicional que fica no Centro de São Paulo, mas vai ser retirada do cardápio em solidariedade ao povo ucraniano e à história da Rússia, onde milhares de cidadãos discordam da postura adotada pelo presidente do país.

“Povos russos estão sofrendo e envergonhados com a situação. É uma forma de falarmos que eles não estão sozinhos, já que eles nao podem falar porque vivem em uma ditadura. Cabe a nós protegê-los também”, conta Janaína Rueda, chef do restaurante.

Assim como o estrogonofe, outras diversas sanções e protestos contra a Rússia estão sendo adotadas como pressão econômica para o fim dos ataques. Grandes empresas e multinacionais estão retirando suas operações do país governado por Vladimir Putin.

Reação

A ideia surgiu assim que a Rússia invadiu o território ucraniano. Janaína, que faz um trabalho educacional em escolas públicas através de pratos de diferentes nacionalidades, utilizava o estrogonofe como peça-chave para abordar a Segunda Guerra Mundial. “Isso é um protesto. É sobre a cozinha ser ferramenta de educação política”, defende.

“Temos o intuito de alertar os povos que uma nação não é representada por um homem megalomaníaco, ela é representada por sua história cultural”, reflete a chef.

A receita do estrogonofe nasceu na Rússia dos czares, no século 19, e no início era um prato sofisticado. De lá para cá, foram várias versões — e diferentes histórias de qual seria a receita original. A mais provável é que teria sido a criação de um cozinheiro francês chamado Charles Briere, que trabalhava para uma família nobre de São Petersburgo, os Stroganoff. Daí o nome do prato. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE