InícioDFFábrica Social retorna suas atividades

Fábrica Social retorna suas atividades

Curso de capacitação na área de costura vai oferecer aulas para cerca de 600 estudantes, que receberão auxílio transporte, alimentação e bolsa

Após um longo hiato em suas atividades devido à pandemia, a Fábrica Social, localizada na Cidade do Automóvel, voltou oficialmente às suas atividades nesta quarta-feira, 26. Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Instituto Viver, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), vai inicialmente promover cursos na área de costura para cerca de 600 estudantes.

Posteriormente, a Secretaria de Trabalho (Setrab), responsável por gerir a Fábrica Social, quer abrir novas turmas nas áreas de costura e serigrafia, construção civil e jardinagem para capacitar outras 600 pessoas, totalizando 1,2 mil estudantes nesta retomada das atividades.

Aluna da primeira turma, que começará as aulas na próxima segunda-feira, 31, a dona de casa Cheila Adlla, 33, não esconde a ansiedade de aprender um novo ofício. “Casei muito nova, tive filhos e vim do interior, nunca tive oportunidade de ter uma experiência de trabalho assim. Muito bom participar desse curso, poder aprender a ser costureira, vai ser uma oportunidade muito boa”, afirma.

Todos os participantes dos cursos ministrados na Fábrica Social receberão um auxílio de custo para o transporte, auxílio alimentação e uma bolsa, cujo valor é baseado de acordo com a produção dos materiais. Os cursos são modulares e podem ter duração de até 18 meses.

“A Fábrica Social vai se tornar referência na capacitação profissional em Brasília”, destacou o secretário de Trabalho, Thales Mendes, durante a cerimônia. “Todos os dias ofertamos várias vagas de emprego, em todas as áreas, e grande parte delas não é preenchida por falta de experiência e capacitação. Com dignidade e respeito, vamos ajudar as pessoas a se capacitarem, terem um emprego e serem protagonistas das próprias vidas.”

A presidente do Instituto Viver, Adélia Morbeck, reforçou o comprometimento em ministrar boas aulas para os participantes. “O mercado empregatício busca cada vez mais pessoas qualificadas, tanto profissional quanto socialmente. É gratificante e emocionante trabalhar com qualificação. Contem conosco. Estamos muito felizes de estarmos com vocês nos próximos meses”, ressaltou.

Presente na cerimônia, o deputado distrital Robério Negreiros salientou a importância do envolvimento do poder público neste setor da economia. “Eu venho do setor produtivo e sei da importância da capacitação profissional. O Estado tem de proporcionar isso para que as pessoas possam seguir seus sonhos, sair do marasmo do desemprego e se recolocar no mercado de trabalho”, finalizou.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE