A servidora pública Marcela Moulin chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Guará às 7h45, 15 minutos antes da abertura do posto, com o marido e a filha, Sofia, de 7 anos. Já tinham 30 crianças na fila. Mas a espera foi pequena: às 8h15, Sofia já estava com a primeira dose da Coronavac aplicada no braço.
“Fiquei sabendo ontem quase à meia noite e quando contei para a Sofia, assim que ela acordou hoje, já estava super animada para se vacinar”, contou a mãe ao Mais Brasil News. Ela percebeu que a movimentação impressionou a equipe do posto. “Parece que eles foram pegos de surpresa”, brincou Marcela.
O GDF divulgou no fim da noite de sexta-feira, 21, que as crianças de 6 e 7 anos já seriam vacinadas contra a Covid-19 a partir deste sábado, 22, recebendo a primeira dose da vacina Coronavac. A aplicação do imunizante para o público infantil foi autorizada pela Anvisa e incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (21).
As crianças com 8 anos ou mais, além daquelas a partir dos 5 anos com comorbidades ou deficiência, seguem recebendo a dose da Pfizer.
Os pontos de vacinação de adultos que já ofereciam a Coronavac também estão vacinando as crianças porque a fórmula e quantidade de aplicação é a mesma. Mas as filas são separadas, porque os adultos também podem ser imunizados com doses de AstraZeneca e Pfizer.
A Secretaria de Saúde informou que tem disponível, neste sábado, 2.688 doses do imunizante pediátrico da Pfizer, que serão aplicadas em três unidades exclusivas. A expectativa é que as doses se esgotem no mesmo dia.
Onde vacinar as crianças
A Coronavac para o público entre 6 e 17 anos é oferecida na UBS 1 do Guará e na UBS 1 de Sobradinho, das 8h às 12h; na UBS 12 de Samambaia e na UBS 2 da Asa Norte, das 9h às 17h.
A Pfizer está à disposição para crianças de 8 a 11 anos, e a partir dos 5 anos em caso de comorbidades, na UBS 1 do Cruzeiro, UBS 1 do Guará e UBS 5 de Taguatinga, das 8h às 12h.