InícioDFBarragem do Descoberto atinge 100% da capacidade e verte

Barragem do Descoberto atinge 100% da capacidade e verte

Em 2021, o Descoberto verteu no mês de fevereiro

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou nesta sexta-feira (14), que o nível da Barragem do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal, atingiu 100% de sua capacidade e verteu na última quinta-feira (13). O maior manancial da Companhia, é responsável por captar cerca de 4 mil litros/segundo de água, alcançou sua cota máxima de 1.030 metros. Em 2021, o Descoberto verteu no mês de fevereiro. 

A notícia é excelente, mas a população também precisa fazer a sua parte. O uso racional da água deve ser uma atitude a ser adotada por todos. Mesmo com o reservatório cheio, a população não pode descuidar e desperdiçar este bem natural. O volume de água usado por cada morador pode impactar diretamente no abastecimento à população. 

Para o diretor de Engenharia da Caesb, Virgílio Peres, a Empresa trabalha no monitoramento constante para garantir a segurança hídrica. “O trabalho da Companhia é sempre garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para a população do DF. Mas o uso consciente deste recurso finito deve continuar. São atitudes simples e que devem ser adotadas diariamente”, reforça o diretor. 

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água e capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol e Sol Nascente. 

*Com informações da CAESB

Veja vídeo do Descoberto vertendo:

Divulgação/CAESB
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias