InícioSaúde e Bem Estar'Ano novo, vida nova': terapeuta dá dicas para manter a saúde mental...

‘Ano novo, vida nova’: terapeuta dá dicas para manter a saúde mental em dia em 2022

Em mais um ano que começa marcado pela pandemia de Covid-19, com perdas e medos, será que é possível manter a mente sã?

No primeiro dia útil de 2022, o programa 45 Minutos – que vai ao ar todos os dias na rádio Mais Brasil News – recebeu a psicoterapeuta Elyn Navia. A especialista deu orientações simples e práticas para que todos possam começar o novo ano com bons pensamentos e o mais importante: com a saúde mental em dia.

Para ela, positividade, autoconfiança e planejamento são fundamentais para todas as idades, especialmente por que se está entrando em mais um ano assolado pela pandemia de Covid-19. “O primeiro passo é elencar sonhos e nunca desistir deles. É preciso se amar, cuidar da saúde e se esquivar dos riscos”, disse.

Nesse sentido, Elyn acredita que é indispensável se unir a pessoas positivas para seguir o ano. “Devemos nos aproximar de quem tem asas, dos nossos amigos, de quem nos quer bem. Dessa forma, poderemos alçar voos altos”, afirmou.

Frustrações

Outro fator fundamental para ter uma mente tranquila, segundo a especialista, é aprender a lidar com as adversidades da maneira mais natural possível. “A vida sem frustração não existe. É em cima delas e dos erros que a gente se fortalece para acertar”, refletiu.

Também é necessário dar um novo significado ao “não”, tão presente no dia a dia de todos. “O não é libertador e pode ser afetivo. Temos que aprender a ouvir as negativas como uma forma verdadeira e honesta de amor, como uma oportunidade de, em breve, receber um sim”, afirmou.

Solidariedade

Elyn também destacou a importância de ter em mente a urgência de ajudar o próximo, inclusive como forma de terapia. “Não podemos esperar que o outro faça. Temos, hoje, tantos precisando. Devemos pensar que se a gente não fizer, ninguém fará”, indicou.

E continuou: “Temos o caso da Bahia, por exemplo. Onde vemos tantos sendo solidários, ajudando como podem. A grande essência é essa. Ajudar e unir pessoas, caminhando e lutando com fraternidade apesar das dificuldades”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias