A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 31, que suspendeu as atividades do navio de cruzeiro Costa Diadema, que estava atracado em Salvador (BA), em razão de um surto de Covid-19 entre os tripulantes e passageiros.
A medida foi tomada, no início da tarde de quinta-feira, 30, onde a Anvisa informou que para proteger a saúde dos viajantes, a atividade que estava prevista para concluir o passeio no dia 3 de janeiro, foi interrompida e até que o desembarque completo dos viajantes ocorra no destino final em Santos, todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão pelo vírus Sars-CoV-2.
Além disso, os técnicos das secretarias de saúde do estado e da capital baiana concluíram a investigação epidemiológica, que apontou para a transmissão comunitária do vírus nível 4. De acordo com o protocolo de segurança, foi solicitado à autoridade local de saúde permissão para desembarque dos passageiros que testaram positivo para Covid-19, que ficarão em isolamento em hotéis que foram disponibilizados pela operadora do cruzeiro.
De acordo com os relatórios da embarcação, a Anvisa informou que dos passageiros que testaram positivo para Covid-19, a grande maioria é assintomática e algumas pessoas estão com sintomas leves, além disso, todos os passageiros devem ser testados para o desembarque em Santos. Ainda segundo a agência novas operações da embarcação não serão autorizadas