InícioEconomiaAumento da taxa Selic indicada pelo BC deve mudar cálculo do rendimento...

Aumento da taxa Selic indicada pelo BC deve mudar cálculo do rendimento da poupança

Reunião do Copom nos dias 7 e 8 de dezembro deve elevar a taxa de juros para 9,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária, o Copom, vai se reunir entre quarta e quinta-feira para discutir o ajuste da taxa básica de juros, a Selic. Como a inflação segue forte, a expectativa é que o Comitê determine aumento de ao menos 1,5% na taxa.

Com isso, a Selic iria para 9,25% ao ano e a medida mudaria o cálculo para rendimento da poupança. Desde 2012, quando a taxa de juros está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança equivale a 70% da Selic mais a chamada TR – a Taxa Referencial, que está zerada há três anos.

Se a reunião do Copom cumprir o esperado, o cálculo do rendimento passará a ser 0,5% ao mês mais a TR, que deve ser alterada. O professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Roberto Elerry, explica a mudança e dá orientações para quem tem dinheiro na poupança.

“Com a alta da Selic, a poupança passará a ser 0,5% ao mês mais TR. Mesmo com a regra nova, a poupança fica abaixo da inflação, o que é um problema para qualquer investimento. Por outro lado, a poupança tem algumas vantagens em relação a outras alternativas que também não estão batendo a inflação. Isso acontece por questões tributárias e por causa da taxa de administração, que a poupança não tem. Então, se você é um investidor com dinheiro na poupança, vale a pena consultar o gerente do seu banco para saber das opções, mas não esqueça de perguntar da taxa de administração e da questão dos tributos,” analisa Roberto.

A última vez que a taxa Selic esteve acima de 8,5% foi em setembro de 2017, quando era de 9,25%. Segundo o relatório Focus, elaborado pelo Banco Central, a estimativa é que a taxa básica de juros chegue a 11,25% em 2022.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias