InícioBrasilPrimeira escritora indígena do Brasil, Eliane Potiguara recebe título de honra da...

Primeira escritora indígena do Brasil, Eliane Potiguara recebe título de honra da UFRJ

Homenagem foi concedida pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, 1º, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concedeu o título de doutora honoris causa a Eliane Potiguara, considerada a primeira escritora indígena do Brasil.

Eliane Lima dos Santos, uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional “Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”, é graduada em Letras, licenciada em Educação pela UFRJ e fundadora do Grupo de Mulher-Educação Indígena (Grumin) e cofundadora do Enlace Continental de Mujeres Indígenas de las Americas (Ecmia).

Em 1990, como primeira mulher indígena a conseguir uma petição para ser apresentada à Organização das Nações Unidas (ONU), no 47º Congresso dos Índios Norte-Americanos, no Novo México, Eliane participou da elaboração de Declaração Universal dos Direitos Indígenas, na ONU, em Genebra.

Assim como a Declaração Universal dos Direitos Indígenas, a ativista também trabalhou na elaboração da Constituição Brasileira no ano de 1988. Sua obra intitulada de “A Terra é a Mãe do Índio”, foi premiada pelo Pen Club da Inglaterra, em 1992. Na época, Eliane e o jornalista Caco Barcellos, autor do “Rota 66: a história da polícia que mata”, foram citados na lista dos “Marcados para Morrer”, anunciados pelo Jornal Nacional, da TV Globo, por denunciarem esquemas duvidosos e violação dos direitos humanos e indígenas.  

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias