InícioDFDF: Semana de prevenção das ISTs oferece testagem e tratamento

DF: Semana de prevenção das ISTs oferece testagem e tratamento

Mobilização antecede a campanha Dezembro Vermelho, que tem como foco a conscientização sobre HIV/Aids

Desta segunda-feira (29) a 3 de dezembro, a Secretaria de Saúde (SES) promove a Semana Distrital de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação antecede a campanha Dezembro Vermelho, criada para destacar a importância da prevenção contra  HIV/Aids.

Apesar dos avanços, a doença ainda constitui grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, razão pela qual as autoridades de saúde propõem intensificar as ações de prevenção em toda a população sexualmente ativa.

“O Sistema Único de Saúde oferece insumos de prevenção e diagnóstico em todas as unidades de saúde, além do tratamento e exames para o monitoramento da evolução da doença”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz. Ela lembra que há várias medidas preventivas disponíveis, como preservativos penianos e vaginais, gel lubrificante, medicamentos profiláticos pré e pós-exposição, testagem rápida, autoteste para HIV e tratamento precoce. Também está disponível o tratamento para outras ISTs que são porta de entrada para o vírus, como a sífilis.

Artes: Divulgação/Agência Saúde

Unidades básicas de saúde

Além dos preservativos, as unidades básicas de saúde (UBSs) promovem outras ações. “Nas UBSs são realizados aconselhamentos pré e pós-testagem para HIV, bem como o teste rápido para HIV”, explica o coordenador da Atenção Primária, José Eudes Barroso. “Também são ofertadas atividades de educação em saúde para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis [ISTs], entre elas o HIV, tanto nas unidades básicas de saúde como nas escolas que fazem parte do território das equipes de Estratégia de Saúde da Família [ESF]”.

A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo sensibilizar a população sobre como prevenir a infecção pelo vírus HIV, fazer o teste para detecção da doença e realizar o tratamento caso o resultado do exame seja positivo. O tratamento está disponível em 11 pontos no DF (veja arte acima).

Acesse o Portal Info Saúde-DF e consulte a relação de todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal.

Para informações sobre o cenário epidemiológico de HIV/Aids no DF, acesse a página da campanha Dezembro Vermelho.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias