InícioColuna Ponto e VírgulaPrecatórios avança, mas trava...

Precatórios avança, mas trava…

Vista coletiva

Após uma manhã inteira de reunião com a leitura do relatório do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), na CCJ do Senado, a proposta teve votação interna adiada para a próxima semana. Governistas mais otimistas acreditam que ela retorna à pauta nesta quinta-feira, 25. O problema é segurar os senadores em Brasília para a sessão, já que muitos aproveitam este dia para retornar às suas bases eleitorais.

Votos

Um destes otimistas é o senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins. Nos últimos dois dias ele estava “catando” votos em favor da proposta governista, mesmo sendo suplente na CCJ da casa. A base acredita que a matéria vá passar, “tranquilamente”.

***

Pauta do dia

Alias, a CCJ foi, hoje, a vitrine do Senado. O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não só deu andamento à reunião para apreciar o relatório da PEC dos Precatórios, como anunciou a sabatina do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, na comissão, para a próxima semana. Ele não quis cravar o dia, mas o senador Omar Aziz (PSD-AM) adiantou que vai ser na terça-feira, 30.

Articulação

Os próximos dias serão de muita articulação de bastidor de André Mendonça à cata de apoios para sua ascensão à cobiçada vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).  Prestes a completar 49 anos de idade, se for referendado pelo Senado, ele terá longos 26 anos na função pública até à aposentadoria compulsória. Embora tenha tido muita resistência de Alcolumbre, ele goza de apoio de boa parte dos senadores que o veem capacitado para o cargo jurídico.

***

Apoio

Titular da CCJ, Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foi um dos que chegou a acionar o STF para que determinasse que a CCJ marcasse a data da sabatina de Mendonça. Nesta quarta, após Alcolumbre anunciar esta reunião, ele exclamou que “já havia passado da hora”. “Há um consenso na casa e o senador Davi naturalmente tenta evitar uma sinalização de derrota”, opinou.

***

Sim, e felizes

Com oito dias de atraso, a filiação de Bolsonaro ao PL acontece na próxima terça-feira, 30, segundo comunicado do partido e, confirmação do próprio presidente, hoje. Segundo ele, “seremos felizes para sempre”. Neste dia, devem acontecer, também, as filiações de dezenas de aliados em diversas cidades do Brasil, inflando o Partido Liberal com a ideologia bolsonarista.

***

Intenções de voto

Quinta pesquisa do banco digital Modalmais em parceria com a Futura Inteligência aponta uma consolidação de Sergio Moro na terceira via, que pode ameaçar Bolsonaro num eventual segundo turno entre os dois, mas que não bate Lula, quando o cenário é entre o petista e o ex-juiz. A sondagem testou sete cenários em que aparecem outros presidenciáveis, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

***

Palavras confusas

Favorito nas pesquisas, Lula não teve um bom dia nesta quarta-feira, após trechos de sua entrevista ao jornal El País – em que minimiza ditatura de Ortega, na Nicarágua – repercutir negativamente. Ele foi cobrado a se posicionar contra qualquer tipo de ditatura e, há quem afirme que ele errou em comparar o governo longevo de Ortega com o da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

***

Ações pós-CPI

Membros do Observatório da Covid, criado após o encerramento da comissão investigativa do Senado, mês passado, se reuniram na tarde de hoje para traçarem os desdobramentos pós-relatório. Um deles é o envio do documento ao Tribunal Penal Internacional, em que acusa o presidente Bolsonaro de crime contra a humanidade. No entanto, ainda não tem uma data prevista para o relatório ser enviado, já que a denúncia precisa estar mais fortalecida do ponto de vista jurídico, além de passar por uma tradução juramentada.

***

Briga

E a eleição da OAB-DF ainda não terminou. A chapa derrotada, encabeçada pela advogada Thaís Riedel, protocolou um pedido de impugnação da chapa vencedora, do reeleito Délio Lins, alegando falta de transparência e de confiabilidade na votação virtual.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Publicidadespot_img

Últimas Notícias