InícioMeio AmbienteGoverno federal pode criar fundo para combate ao desmatamento na Amazônia

Governo federal pode criar fundo para combate ao desmatamento na Amazônia

Declaração foi dada pelo Vice-presidente Hamilton Mourão nesta terça-feira

O vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, anunciou nesta terça-feira (23) que o governo deve criar um fundo para atender projetos de preservação e de combate ao desmatamento na Amazônia.

A afirmação foi dada em entrevista coletiva após a sétima Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Segundo Mourão, o país precisa buscar soluções próprias para realizar esse fomento, como por exemplo, bancos privados e bancos públicos brasileiros.

A ideia de Mourão é fazer o mesmo que já aconteceu com o Fundo Amazônia. No entanto, esse fundo, que foi criado em 2008 e contém recursos da Noruega e da Alemanha, está paralisado desde agosto de 2019, época de grandes queimadas na região. Um levantamento do Observatório do Clima aponta que R$ 2,9 bilhões estão travados em uma conta bancária federal.

A Alemanha já anunciou que vai esperar o Brasil mostrar que vai realizar os compromissos da COP26 para retomar os repasses ao fundo. Já a Noruega espera das autoridades brasileiras um plano concreto contra o desmatamento.

Mourão também ressaltou que os números de alta de 22% no desmatamento foram afetados pela falta de integração das Forças Armadas e agências ambientais na Amazônia.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE