O vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, anunciou nesta terça-feira (23) que o governo deve criar um fundo para atender projetos de preservação e de combate ao desmatamento na Amazônia.
A afirmação foi dada em entrevista coletiva após a sétima Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Segundo Mourão, o país precisa buscar soluções próprias para realizar esse fomento, como por exemplo, bancos privados e bancos públicos brasileiros.
A ideia de Mourão é fazer o mesmo que já aconteceu com o Fundo Amazônia. No entanto, esse fundo, que foi criado em 2008 e contém recursos da Noruega e da Alemanha, está paralisado desde agosto de 2019, época de grandes queimadas na região. Um levantamento do Observatório do Clima aponta que R$ 2,9 bilhões estão travados em uma conta bancária federal.
A Alemanha já anunciou que vai esperar o Brasil mostrar que vai realizar os compromissos da COP26 para retomar os repasses ao fundo. Já a Noruega espera das autoridades brasileiras um plano concreto contra o desmatamento.
Mourão também ressaltou que os números de alta de 22% no desmatamento foram afetados pela falta de integração das Forças Armadas e agências ambientais na Amazônia.