InícioColuna Ponto e VírgulaAliados de ontem, inimigos de hoje e um amanhã incerto

Aliados de ontem, inimigos de hoje e um amanhã incerto

Tempo a favor

O Palácio do Planalto já vê com cautela o avanço de Sergio Moro na política partidária e a desenvoltura com que está tratando temas que estão na pauta do dia. Nesta terça, 23, por exemplo, ele esteve no Senado para orientar a bancada de seu partido, o Podemos, a votar contra a PEC dos Precatórios e a favor de proposta alternativa, de autoria do senador Oriovosto Guimarães (Podemos-PR), em que beneficia o Auxílio Brasil, mas sem rombo fiscal no país.

‘Recessão’

Moro tem afirmado que a PEC dos Precatórios, como está e como defende o governo, vai causar uma grande recessão no país e contribuir para um grande rombo fiscal. A matéria está prevista para ser votada ainda este mês no Senado, mas não há um consenso nem maioria à proposta aprovada, em sua totalidade, pela Câmara dos Deputados.

***

Terceira via

Após “ressuscitar” sua pré-candidatura, Ciro Gomes tem feito algumas declarações sobre um eventual governo; já o PSDB está às voltas com a disputa interna que se tornou um problema tecnológico sem uma resolução imediata.

***

Pop

Ranking da consultoria Quaest revela que o ex-presidente Lula ultrapassou o presidente Bolsonaro em popularidade nas redes sociais nos últimos dias. O crescimento coincide com o período das viagens internacionais de ambos os políticos, em que Bolsonaro esteve no G20 e em Dubai, enquanto Lula fez um tour pela Europa sendo recebido como um estadista pelos principais chefes de Estados europeus.

***

Guedes se defende

Após ser crivado de perguntas na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, na manhã de hoje, o ministro Paulo Guedes defendeu o sistema de offshores, mas negou que ainda seja ligado aos investimentos de sua propriedade em paraísos fiscais. Em sua fala, ele afirmou que estes negócios estão sendo administrados por terceiros. Ele também negou que seja sócio de algum banqueiro do país.

Ricos ‘impunes’

Para rebater as perguntas mais capciosas, Guedes ironizou que o Congresso Nacional, embora algumas correntes políticas tenham defendido e apresentado projetos para tributar os mais ricos do país, a proposta não avançou. “Não conseguimos tributar os mais ricos. Aparentemente os banqueiros tinham amigos aqui porque (a matéria) não avançou”.

***

Cobrança

Faltando quatro dias para completar um mês que o relatório da CPI da Covid foi entregue ao chefe da PGR, Augusto Aras, a cúpula da comissão exige respostas sobre o que será feito com o teor das denúncias contidas no documento. Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) aprovaram convite a Aras para ir ao Senado explicar quais medidas foram ou serão tomadas neste sentido.

Respostas

Em 27 de outubro, membros da CPI formalizaram a entrega do relatório com os indiciados, entre eles o presidente Bolsonaro (sem partido), depois de seis meses de trabalho. À época, Aras afirmou que iria abrir uma “investigação preliminar”. Randolfe diz que a sociedade exige uma satisfação; Omar garantiu que as mais de 610 mil mortes por Covid não serão engavetadas.

***

Saraiva ressurge

O delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, ex-chefe do órgão no Amazonas, denunciou o diretor-geral da instituição, Paulo Maiuruno, por ocupar pelo menos cinco cargos públicos, simultaneamente, num intervalo mínimo de um ano. O caso está na corregedoria da PF.

***

Sem prévias

Se depender do deputado distrital, Chico Vigilante, o PT não terá prévia para escolher o candidato que vai disputar o Governo do Distrito Federal. Segundo ele, esse tipo de eleição só serve para desunir o partido. “Estou trabalhando para que não tenha”.

Favorita

Internamente, há dois nomes que disputam essa candidatura: o ex-deputado federal Geraldo Magela e presidente do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa. A professora goza de mais apoio entre a maioria dos filiados e, de acordo com Chico Vigilante, se a sigla decidir pelas prévias, “ela ganha”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Publicidadespot_img

Últimas Notícias