InícioColuna Ponto e VírgulaAinda não está a ‘cara’ do governo

Ainda não está a ‘cara’ do governo

Salvo-conduto

O primeiro dia de prova do Enem, neste domingo, 21, mostrou que as provas de humanas e a redação ainda não estão alinhadas com o que o presidente Bolsonaro quer, mas acabou sendo uma carta na manga para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, se defender em convocação na Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados, no próximo mês.

Polêmica rasa

Perguntas com questionamentos morais usando letras de ícones da MPB e um tema inusitado sobre invisibilidade e registro civil na redação mostram que o governo quis se desvincular de acusações de interferências no conteúdo programático. Mas até a página seguinte. No geral, críticos apontam um grau de dificuldade médio e com perguntas rasas sobre temas polêmicos e sociais do país.

***

Ignorância

Para o ex-ministro da Educação, Cristovan Buarque, o país vive uma “epidemia deseducadora”, onde pelo menos 12 milhões de brasileiros adultos não vão ler nenhum livro em toda a sua vida porque, simplesmente, não sabem ler nem escrever.

***

Impasse

A carga negativa que ronda o PSDB internamente veio à tona na eleição de suas prévias, neste domingo, e não terminou. A escolha do candidato a presidente do Brasil pelo partido terá que ser adiada, pelo menos, nos próximos dias, já que a votação remota acabou sendo um fracasso devido a problemas técnicos no aplicativo desenvolvido exclusivamente para este pleito.  Enquanto isso, segue uma indefinição sobre o “escolhido”.

Bafão

No meio da votação tucana, a deputada federal pelo Acre, Mara Rocha, se rebelou e anunciou que, mesmo votando no candidato Eduardo Leite (RS), seu apoio irrestrito em 2022 vai ser no presidente Bolsonaro (sem partido). Ela aproveitou a “plateia” do evento para anunciar que vai sair do partido para ingressar no PL, a futura sigla do chefe da Nação.

***

Expectativa

Aliás, muitos políticos aliados estão apenas esperando que Bolsonaro assine a ficha no PL para iniciarem uma verdadeira revoada ao Partido Liberal. Essa vai ser a forma mais agressiva de expulsar os liberais críticos e opositores do presidente e sua turma. No entanto, Bolsonaro ainda não se manifestou quando deverá se filiar à sigla.

***

Vaga dos sonhos

Mal foi formalizada a indicação do ministro do TCU, Raimundo Carreiro, para a embaixada do Brasil em Portugal, e sua futura vaga no tribunal já tem quatro senadores aspirantes a ministro; três são aliados de Bolsonaro. A disputa vai esquentar e movimentar o Senado ainda neste fim de ano.

***

Demanda

Eleito presidente para os próximos 2 anos da Segunda Turma do STJ, o ministro Mauro Campbell terá em sua lavra vários processos e recursos especiais para julgamento no colegiado. Um deles é o recurso especial 1.890.353, que trata da petição inicial de ação por improbidade administrativa para incluir o pedido de danos morais sofridos pela Petrobras em razão das investigações na Operação Lava Jato. O julgamento está suspenso, por ora, devido ao pedido de vista do ministro Og Fernandes.

***

Representante(s)

Muitos pré-candidatos estão se “lançando” para o Palácio do Planalto e costuram alianças partidárias e nomes para compor uma chapa. Mas e a extrema esquerda do país? Qual ou quais nomes irão entrar nessa batalha política em 2022?

***

Entrevista

Ativista dos direitos humanos, a deputada federal Silvia Cristina (PDT-RO) é a entrevistada desta terça-feira, 23, do programa 45 Minutos da rádio Mais Brasil News 101,7 FM. Ela vai falar sobre o racismo estrutural latente no país e o combate à violência contra a mulher.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Publicidadespot_img

Últimas Notícias