Clima
A Cúpula do Clima encerrou-se nesta sexta-feira, após quase duas semanas, e fica uma pergunta no ar: as cobranças, acertos e promessas dos países sairão do papel ou ficarão apenas no verbo? As propostas e os acordos serão colocados em práticas? a sociedade civil vê com desconfianças.
Desconfiança
Do lado do Brasil, o país saiu praticamente sem crédito, com desconfianças mundiais e externando rachas e falta de uma política ambiental efetiva para conter o avanço de destruições ambientais, a exemplo dos desmatamentos recorrentes na Amazônia, no Pantanal e, em outros biomas.
***
Amazônia na pauta
No mesmo dia em que a Conferência do Clima termina vem à tona no Brasil mais um dado alarmante do Inpe sobre o desmatamento do bioma amazônico: cerca de 877 quilômetros quadrados de floresta devastada em outubro deste ano, um aumento de 5% em relação a igual mês de 2020. Na esteira, relatório de um grupo de 200 cientistas mostra que a Amazônia está perto de um ponto irreversível, mas o governo e a sociedade em geral ignoram os apelos.
***
Reta final
Faltando nove dias para o primeiro turno das prévias internas do PSDB, os presidenciáveis afunilam a busca pelo voto tucano e mantêm a esperança de ser o escolhido da agremiação para a disputa presidencial do próximo ano. Arthur Neto, Eduardo Leite e João Doria estão afinados com um único propósito: vencer a primeira batalha.
***
Impedimento
Na esteira de pesquisas eleitorais e de satisfação, nova sondagem mostra que 57% dos entrevistados defendem o impeachment do presidente Bolsonaro contra 36%. No entanto, os inúmeros pedidos de afastamento do chefe do Poder Executivo não devem prosperar na Câmara dos Deputados, onde estão engavetados.
***
Conflito interno
Aspirantes do PT à cadeira do GDF estão em pé de guerra. O partido ainda nem definiu o candidato que vai enfrentar Ibaneis Rocha (MDB) nas urnas em 2022 e já está envolto em polêmicas. Um dos fundadores da sigla no DF, Geraldo Magela, é pré-candidato, mas enfrenta resistências da deputada distrital, Arlete Sampaio.
Pé de guerra
A parlamentar defende a colega de partido, Rosilene Corrêa, como o nome do PT para disputar o governo do Distrito Federal e, em áudio que circula entre grupos petistas, questiona o caráter de Magela. A dúvida foi o suficiente para o militante divulgar uma carta aberta em que responde, com diversos tópicos, à sua adversária interna. A novela está ficando boa.
***
Aliança
Não é só o PT que está de olho na cadeira do Palácio Buriti. Os senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (Cidadania) e Reguffe (Podemos) articulam uma forte aliança para enfrentar o atual governador nas urnas no próximo ano.
***
Fantasma
Próxima de completar 2 anos, a pandemia da Covid nem de longe dá sinais de que vai arrefecer e a Europa é exemplo disso. A Holanda já anunciou a retomada da quarentena; Portugal fala em quinta onda e, diversos outros países europeus estão em alerta com o vírus.
***
Presente
Depois da dama do teatro, Fernando Montenegro, agora é a vez do cantor baiano e aclamado internacionalmente, Gilberto Gil, garantir seu assento vitalício na Academia Brasileira de Letras, onde foi eleito nesta quinta-feira, 11, para a cadeira de número 20. Viva Gil, ele merece!