InícioColuna Ponto e VírgulaMais uma COP para a história, e agora?

Mais uma COP para a história, e agora?

Clima

A Cúpula do Clima encerrou-se nesta sexta-feira, após quase duas semanas, e fica uma pergunta no ar: as cobranças, acertos e promessas dos países sairão do papel ou ficarão apenas no verbo? As propostas e os acordos serão colocados em práticas? a sociedade civil vê com desconfianças.

Desconfiança

Do lado do Brasil, o país saiu praticamente sem crédito, com desconfianças mundiais e externando rachas e falta de uma política ambiental efetiva para conter o avanço de destruições ambientais, a exemplo dos desmatamentos recorrentes na Amazônia, no Pantanal e, em outros biomas.

***

Amazônia na pauta

No mesmo dia em que a Conferência do Clima termina vem à tona no Brasil mais um dado alarmante do Inpe sobre o desmatamento do bioma amazônico: cerca de 877 quilômetros quadrados de floresta devastada em outubro deste ano, um aumento de 5% em relação a igual mês de 2020. Na esteira, relatório de um grupo de 200 cientistas mostra que a Amazônia está perto de um ponto irreversível, mas o governo e a sociedade em geral ignoram os apelos.

***

Reta final

Faltando nove dias para o primeiro turno das prévias internas do PSDB, os presidenciáveis afunilam a busca pelo voto tucano e mantêm a esperança de ser o escolhido da agremiação para a disputa presidencial do próximo ano. Arthur Neto, Eduardo Leite e João Doria estão afinados com um único propósito: vencer a primeira batalha.

***

Impedimento

Na esteira de pesquisas eleitorais e de satisfação, nova sondagem mostra que 57% dos entrevistados defendem o impeachment do presidente Bolsonaro contra 36%. No entanto, os inúmeros pedidos de afastamento do chefe do Poder Executivo não devem prosperar na Câmara dos Deputados, onde estão engavetados.

***

Conflito interno

Aspirantes do PT à cadeira do GDF estão em pé de guerra. O partido ainda nem definiu o candidato que vai enfrentar Ibaneis Rocha (MDB) nas urnas em 2022 e já está envolto em polêmicas. Um dos fundadores da sigla no DF, Geraldo Magela, é pré-candidato, mas enfrenta resistências da deputada distrital, Arlete Sampaio.

Pé de guerra

A parlamentar defende a colega de partido, Rosilene Corrêa, como o nome do PT para disputar o governo do Distrito Federal e, em áudio que circula entre grupos petistas, questiona o caráter de Magela. A dúvida foi o suficiente para o militante divulgar uma carta aberta em que responde, com diversos tópicos, à sua adversária interna. A novela está ficando boa.

***

Aliança

Não é só o PT que está de olho na cadeira do Palácio Buriti. Os senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (Cidadania) e Reguffe (Podemos) articulam uma forte aliança para enfrentar o atual governador nas urnas no próximo ano.

***

Fantasma

Próxima de completar 2 anos, a pandemia da Covid nem de longe dá sinais de que vai arrefecer e a Europa é exemplo disso. A Holanda já anunciou a retomada da quarentena; Portugal fala em quinta onda e, diversos outros países europeus estão em alerta com o vírus.

***

Presente

Depois da dama do teatro, Fernando Montenegro, agora é a vez do cantor baiano e aclamado internacionalmente, Gilberto Gil, garantir seu assento vitalício na Academia Brasileira de Letras, onde foi eleito nesta quinta-feira, 11, para a cadeira de número 20. Viva Gil, ele merece!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas Notícias

Publicidadespot_img
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE