InícioTecnologiaComunicações afirma que só Brasil e Chile leiloaram 5G puro na América...

Comunicações afirma que só Brasil e Chile leiloaram 5G puro na América Latina

m vários países, operadoras oferecem, comercialmente, o 5G a partir de redes e radiofrequências do 4G (padrão DSS) ou com núcleo de rede 4G e redes de acesso 5G, conhecido como non-standalone (NSA)

O Ministério das Comunicações disse neste domingo, 7/11, que, além do Brasil, o Chile é o único país latino-americano que também fez o leilão de faixas específicas para uso com o 5G “puro”, com a tecnologia 5G Standalone SA. O Chile ainda não conseguiu resolver a implantação, afirma a pasta, com a expectativa de que o Brasil seja, então, o primeiro país da região a ter o 5G puro implantado. Oficialmente, contudo, já existem outros casos de 5G puros na América Latina, como Uruguai, Porto Rico, Suriname e Peru. O ministério foi procurado na quinta-feira da semana passada para comentar, mas não respondeu, enviando uma nota somente neste domingo.

Existem vários padrões de oferta do 5G no mundo. O 5G SA só é usado massivamente na China, embora alguns países o apliquem de forma pontual para o agronegócio e a indústria 4.0. Em vários países, operadoras oferecem, comercialmente, o 5G a partir de redes e radiofrequências do 4G (padrão DSS) ou com núcleo de rede 4G e redes de acesso 5G, conhecido como non-standalone (NSA). Nos dois casos, há a avanço na velocidade de conexão, mas não na latência. No Brasil, algumas teles começaram a oferecer o 5G no padrão DSS neste ano e foram acionadas pela Secretaria Nacional do Consumidor a pedido do Ministério das Comunicações – que considera a venda de 5G no padrão DSS uma propaganda enganosa.

“O Brasil será o primeiro país da América Latina a implantar a tecnologia 5G SA. O Chile, único país latino-americano que também fez o leilão de faixas específicas para uso com o 5G puro, ainda não conseguiu resolver a implantação. O Brasil será o primeiro país a ter 5G puro implantado”, diz o texto do Ministério, enviado pela assessoria de comunicação.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Publicidadespot_img

Últimas Notícias